Paz em Israel!

Paz em Israel!
Orai pela paz de Jerusalém; prosprerarão aqueles que te amam. Salmos 122: 6

Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Visão da psicologia e da Bíblia a respeito do medo?


          O medo corresponde a emoção. Isto é, um efeito de um momento, que elicia respondentes no organismo e gera expressões corporais.   
          A fobia refere-se a um nome psiquiátrico. A fobia trata-se de um quadro clínico que uma pessoa sofre por algum condicionamento problemático, gerador de sofrimento, que determina respostas emocionais injustificadas diante de estímulos.
           A fobia pode ser caracterizada como uma generalização de intensas respostas emocionais desagradáveis. Generalização essa a estímulos que mesmo que vagamente pareçam com o estímulo-fonte do pânico. 
Segundo a visão da Psicologia Comportamental, podemos conceituar o medo e a fobia e propor terapia ao cliente. Como cristãos temos que compreender também o que a Bíblia descreve sobre esse assunto.
            Em Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
             Como cristãos temos que ter a capacidade de discernir sobre o medo, pois só assim teremos sabedoria para enfrentá-lo. E como conseguirei isso? Quando o medo vir sobre mim, tenho que me lembrar de que Deus existe e está comigo. Como diz em Josué 1:9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” 
          Somos filhos amados pelo Senhor, por isso não há temor para aquele que ama. A Bíblia diz em 1 João 4:18 “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 
          Por isso não devemos temer o dia de amanhã e quaisquer outras situações que podem vir sobre nós, pois  “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza” (Salmos 46:1-3).
             Por que não devo temer pessoas? 
Em Hebreus 13:6 “De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”
             Por que não devo temer as nações ou os governos?
A Bíblia diz em Deuteronômio 7:21 “Não te espantes diante deles (outras nações), porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.”
             Por que não devo temer más notícias?
A Bíblia diz em Salmos 112:7-8 “Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários.” 
             O medo paralisa as nossas ações diante da vida. Davi é um grande exemplo de que não devemos temer. Aparentemente não tinha chances de vencer o gigante Golias. Mas, com apenas uma pedra arremessada sobre o gigante o matou (1 Samuel 17 : 48-52). Devemos ter a coragem e a atitude de Davi para vencermos os obstáculos de nossas vidas. Se nos entregarmos ao medo, ficaremos paralisados e nunca mudaremos nossas atitudes e pensamentos diante da vida. Por isso, quando estiver com medo busque a DEUS e peça coragem e sabedoria para enfrentar suas dificuldades.

             Há uma música da cantora Ludmila Ferber que diz: 

Eu não tenho medo de fracassar
Eu não tenho medo de não vencer
Eu não tenho medo de ser

Eu não tenho medo de não tentar
Eu não tenho medo de não romper
Eu não tenho medo de ser

O verdadeiro amor lança fora todo medo
O verdadeiro amor lança fora todo medo
O verdadeiro amor que vem de Deus
Me ensina a não temer

Nenhum comentário:

Postar um comentário




;